Pense no universo como um grande corpo, ou melhor apenas um corpo, sem medidas ou limitações. Pense em tudo como um corpo humano. O Universo é o corpo, as galáxias os membros e os sistemas solares como os órgãos.
Pense no sangue como as estrelas, os cometas e asteróides. E até o buraco negro você pode imaginar como o buraco negro, jogando tudo para fora, para o outro lado, eliminando o que vai por ali.
A terra é uma das células deste corpo universal, e você é imensamente insignificante, exatamente como um pedaço de célula, como um nucléolo, você não significa quase nada para este todo imenso universal colossal.
Será?
E este corpo imenso é chamado de Deus. E ele só é onipresente porque por todo o lado que você vá, você está nele. Caminhando de seu florido coração até sua bílis em ebulição. Ele só onisciente porque cada atitude que você toma reflete em sua face, sua dor ou seu alívio. E ele não pode ti querer mal ou não ti querer, pois vocês são um só.
Este Deus é Onipotente, ele tem o poder de ti matar, de ti fazer viver. Ele pode ti dar uma vida boa ou ruim, tal como você da a teu corpo comendo porcarias ou verduras.
Será que você consegue ver quão senhor de tudo e de nada você é?
E uma ultima pergunta.
Neste lugar de todas as possibilidades que tipo de célula você é?
Que tipo de reação você provoca neste lugar?
Você causa a AIDS se aproveitando e sugando a sua célula/planeta até que ela se converta a iguais a ti e vá tomar a vida do próximo saudável que possa lhe ater?
Ou tu és como um glóbulo branco que o defende incessante, mesmo que sendo impotente quanto aos outros insignificantes deste caos?
Elétrons, Prótons e até Neutros, cada um tem sua particularidade e sua mínima importância. E até mesmo os Leucócitos podem causar Lupus.
De tudo isso você pode tirar um conclusão: Você é Deus.
Mesmo infinitamente insignificante, você significa muito para este Deus que você é.
Universo, Uni-corpo, Um conjunto: Por Ramon Artur
26/09/2010
Panteísmo. É uma teoria interessante, e eu concordo bastante com ela.
ResponderExcluirAs pessoas costumam identificar essa teoria como herege ou errada porque têm a convicção de que Deus tem que ser perfeito e imutável. Não entendo isso - de onde tiraram que as imperfeições não podem fazer parte de Deus? Elas existem, não é?